quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A importância da Automação para restaurantes.

Automatização é um ingrediente fundamental para os restaurantes que buscam melhorar e agilizar o atendimento ao público, obter melhores controles, reduzir custos operacionais, alcançar maior eficácia na administração e aumentar os lucros. Uma vez tomada a decisão de automatizar, o próximo passo é consultar empresas idôneas, especializadas em automação no segmento de restaurantes, para realizar uma visita ao estabelecimento e elaborar propostas de automação. Com tais projetos elaborados, os proprietários devem agendar com as empresas a demonstração dos softwares com todas as suas funcionalidades e detalhamento das implantações

Equipamentos como computadores, microterminais, comandas eletrônicas e impressoras remotas para cozinha, bar e caixas são primordiais para a automação de um restaurante. Entretanto, há extrema importância de se ter um software que gerencie com segurança e perfeição estes equipamentos e que, sobretudo, seja de fácil operação para os funcionários da casa

TRÊS ETAPAS PARA AUTOMATIZAR

1) Planejamento
Etapa onde se estabelecem os objetivos pretendidos com a automação comercial, assim como as metas de trabalho. Deve-se escolher para tal um profissional que ficará responsável pelo processo de automação e que tenha conhecimento profundo do negócio e de todos os processos internos da empresa e das peculiaridades do segmento de restaurantes. Minuciosamente é preciso identificar todos os processos internos do restaurante, como cozinha, estoque, salão e, inclusive, os setores administrativo e financeiro. Identificar os processos que geram perdas, demoras no atendimento e as mudanças em decorrência da legislação fiscal advindas da implementação do equipamento de Emissor de Cupom Fiscal (ECF)etc. Vale salientar que nesta etapa se define a compra do software e, de acordo com esta escolha, os equipamentos e a empresa que irá fornecê-los.

2) Preparação Nesse ponto são adquiridos
os programas e os equipamentos definidos. Efetuam-se as mudanças estruturais no estabelecimento para adequá-lo automação a ser implementada e/ou aos novos processos que serão implementados. Realiza-se o treinamento, que é parte fundamental para a operação correta dos softwares e equipamentos, pois o sistema será útil para gerir com eficiência o negócio se for alimentado com informações precisas. É feita então a parametrização do software, com dados dos produtos, composição dos pratos, cadastro de fornecedores e de clientes, custos etc. Estabelece-se a política de segurança dos dados – backups, programas antivírus e nobreaks.

3) Implementação Mesmo que prioridade do estabelecimento seja a agilizar o atendimento ao cliente no salão é recomendável iniciar o processo de implantação pela retaguarda. Isso porque as informações geradas na frente da loja automatizada serão aproveitadas se a retaguarda já estiver preparada. Irá controlar o estoque, analisar o perfil da clientela e a rentabilidade dos itens. Em seguida, deve acontecer a implantação nas áreas financeira e administrativa, tornando mais fácil saber a real situação das finanças do estabelecimento. Com esses setores concluídos, pode-se automatizar o salão, que já contará a partir retaguarda com todos os produtos comercializados pelo restaurante.

O retorno do investimento para o cliente é muito rápido. A agilidade no atendimento cresce, aumentando também a rotatividade do restaurante. O controle fica muito mais preciso evitando desperdícios e a prática de desvios tanto de material como de caixa é dificultada. Se o sistema for utilizado adequadamente e todas as suas opções forem exploradas, a relação custo-benefício torna-se altamente atrativa, diluindo o investimento mais rapidamente.