quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Mark-Up...saber lucrar com o preço de venda!



Mark-up ou taxa de marcação ou índice multiplicador... não importa o nome utilizado, saber encontrar este número mágico é um dos principais caminhos para você realizar somente vendas lucrativas e boas compras.

Primeiro temos que entendê-lo: o mark-up é o número resultante de um criterioso cálculo, onde consideramos todas as variáveis de custos envolvidos numa atividade empresarial, seja ela industrial, comercial ou de serviços, bem como a margem de lucro desejada!

Os custos que envolvem uma atividade empresarial, dividem-se em: custos variáveis e custos fixos.

Os custos variáveis representam TODOS os custos atribuídos diretamente em cada item comercializado. Citamos os impostos federais, estaduais e municipais sobre a venda, o custo daquilo que fora vendido - por exemplo, uma caneta vendida por R$ 2,00 teve um custo de aquisição de R$ 1,50, então este é o custo da mercadoria vendida "CMV", as comissões pagas, o frete para entrega, royalties, entre outros.

Os custos fixos representam TODOS os custos que NÃO são atribuídos diretamente em cada item comercializado. Citamos os custos com aluguel do imóvel, do telefone, do salário do atendente, ...

Tomemos por exemplo os dados a seguir:

1) SÃO CUSTOS VARIÁVEIS:
1.a) Impostos sobre a venda ...................  4,00%  (verifique tabela )
1.b) Comissão paga ao vendedor .............  4,00%
1.c) Frete de entrega ao cliente ................  2,00%
1.d) Total de custos variáveis .................. 10,00%

2) OS CUSTOS FIXOS:
2.a) Totalizam em sua média o montante de ..... R$ 5.000,00
2.b) Estes custos fixos representam - em relação as vendas médias mensais de R$ 25.000,00 - o índice de 20%
2.c) Este índice é calculado dividindo-se o custo fixo médio pelas vendas médias ...... CF% = R$ 5.000 / R$ 25.000 = 20%

3) A MARGEM DE LUCRATIVIDADE:
3.a) A empresa deseja obter uma margem de lucratividade de 10%


FORMA DE CÁLCULO:

4) Some os índices percentuais dos custos variáveis e dos custos fixos, neste caso:  10% + 20% = 30%

5) Some o resultado anterior com a margem de lucratividade desejada, neste caso:  30% + 10% = 40%

6) Subtraia de 100% o índice encontrado:  100% - 40% = 60%

7) Divida de 100% o resultado do item anterior, neste caso:  100% /  60%

8) O resultado encontrado é de ....... 1,6667

9) Obtenha o custo de compra do item que se deseja calcular, neste caso: R$ 1,50

10) Multiplique o custo de compra - CMV - pelo índice do item 8, neste caso:  R$ 1,50 x 1,6667 = R$ 2,50

11) O valor encontrado de R$ 2,50 é o preço que deve ser praticado na venda.

12) Com este valor de venda a empresa vai obter 10% de lucratividade, então:  R$ 2,50 x 10% = R$ 0,25


PORÉM, o mercado concorrente vende este item por R$ 2,00. Como fazer para vender pelo preço do mercado e ainda obter lucratividade?

13) Temos então que comprar por um valor menor

14) Temos que saber calcular qual deve ser este valor menor

15) Para o cálculo, basta dividir o valor de venda pelo mercado pelo mark-up encontrado, então:  R$ 2,00 / 1,6667 = R$ 1,20

16) O valor ideal de compra deverá ser de R$ 1,20 ao invés do R$ 1,50 praticado.

Fonte:http://portal.pr.sebrae.com.br/blogs/posts/financas?c=990