segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Como ser mais produtivo...bom começo pra 2012!!!




...24 horas não são mais suficientes para dar conta de todas as suas tarefas e compromissos diários? Quando acaba o dia você se sente derrotado pelo que não conseguiu realizar? Então está na hora de se organizar para ser mais produtivo, mas sem perder a qualidade de vida.
Um método interessante para fazer o tempo render sem estressar é o GTD ou Getting Things Done (Realizando Tarefas), criado por David Allen, consultor norte-americano e autor do best-seller A Arte de Fazer Acontecer. A base do GTD é um pensamento simples: libere sua mente, e a produtividade virá.
Para esvaziar a cabeça, é preciso colocar tudo o que está dentro dela em outro lugar. E é aí que entram as etapas da metodologia GTD:
  • Coletar – faça uma lista de todas as tarefas que você tem para hoje com todos os seus detalhes
  • Processar – atribua pesos às tarefas, de acordo com o grau de importância e a urgência de cada uma
  • Organizar – faça uma fila de tarefas bem definida e fácil de visualizar
  • Revisar – reveja a lista, ajustando-a aos imprevistos e outras mudanças de última hora
  • Executar – execute o que se propôs a fazer
Tirar os compromissos da cabeça e armazená-los num lugar confiável é importante porque, segundo Allen, a parte do seu cérebro em que a lista está guardada não tem uma noção exata de passado ou futuro, dando a impressão de que é preciso fazer tudo de uma vez.