terça-feira, 3 de agosto de 2010

O Twitter e o E-Commerce - uma idéia próspera tem que ser divulgada

Twitter
o que é o Twitter / o que são seguidores e followers / o twitter e o e-commerce / como começar a utilizar o twitter

O que é o Twitter

O Twitter é uma rede social que tem como característica principal a agilidade e na transmissão de informações. O Twitter é considerado um micro-blog pela síntese com que as informações são postadas com mensagens de no máximo 140 caracteres. Outra característica que diferencia o Twitter de um blog normal é o fato de que as publicações (updates) são enviadas aos seguidores (followers) como uma mensagem instantânea através da Internet ou telefone, ficando uma cópia na homepage do remetente. O Twitter foi criado em 2006 por uma empresa chamada Odeo que estava em busca de novas idéias de negócios para se reciclar no mercado e j á em julho de 2009 atingiu a espantosa cifra de 51,6 milhões de usuários, dentre eles 8 milhões de brasileiros.



O que são seguidores - followers

Os seguidores serão as pessoas que se inscreverem para receber mensagens de atualização de alguém ou de uma empresa. Sempre que nova mensagem é postada ela pode ser visualizada na homepage do seguidor. Os followers representam o público alvo de qualquer campanha realizada no Twitter, portanto, quanto maior a quantidade de seguidores, melhor a perspectiva de retornos das campanhas.



O Twitter e o e-commerce

A agilidade na propagação de informações e grande volume de usuários tornaram o Twitter um alvo para estratégias de marketing digital assim como ocorre em outras redes sociais como o Orkut e o Facebook. Como o Twitter é uma rede social relativamente recente, as melhores práticas de divulgação nessa ferramenta ainda serão consolidadas, mas várias empresas já utilizam o Twitter para ações de marketing digital como concursos e promoções. Em geral a estratégia consiste em: a. gerar um fato novo que atraia a atenção dos seguidores e os motive a visitar o site; b. estimular uma determinada ação que pode ser uma compra, o preenchimento de um cadastro, download de um arquivo, entre outros. Embora, ainda seja cedo para uma avaliação precisa de resultados de ações de mariketing digital no Twitter, essa é uma rede social que merece atenção.



Como começar a utilizar o Twitter

Criar a conta.
Para isso acesse www.twitter.com ; clique em “Sign Up Now” e preencha cadastro extremamente simples.
Personalizar o Twitter.
Em “settings” pode-se alterar ou Inclur novos dados, inserir nova foto ou logotipo, alterar visual.
Familializar-se com o Twitter.
Navegue pela home-page conhecendo cada uma das funções, bem como a tela para publicação das mensagens.
Acompanhar área e perfis de interesse.
Procure por perfis relacionados a sua área de interesse pesquisando por assunto na tela de entrada de dados. Também cadastre-se como seguidor de perfis de interesse utilizando o comando “Find People” e digitando o nome ou email do perfil procurado. Ao encontrar basta clicar em “Follow”. Para localizar este site, procure por “ecommerceorg” ou vejao link logo abaixo
Avaliar estratégias utilizadas pelos perfis.
Acompanhe o que esta sendo feito de interessante e utilize como subsidio para suas próprias idéias e campanhas.
Divulgar a presença no Twitter.
Divulgue o endereço no Twitter pelo menos em todos os locais virtuais que estiver presente como sites, blogs, redes sociais, emails, entre outros.
Começar a postar mensagens.
Quando se sentir mais a vontade com a ferramenta pode começar a publicar mensagens. É a qualidade, a novidade e a utilidade dos posts que vai definir o interesse das pessoas em continuar recebendo e em participar de campanhas.
Como ser um seguidor do eCommerceOrg

Depois de cadastrado, conforme você viu acima, clique no link abaixo para direto ao nosso espaço no Twitter



e em seguida clique em: "FOLLOW". Pronto, agora você está seguindo o eCommerceOrg no Twitter.

Fonte:http://www.e-commerce.org.br