É possível identificadas diversas características dos clientes como faixa etária, ocupação e renda
O processo de decisão de compra é feito pelos consumidores devido à percepção que eles possuem de um problema. A partir disso, eles se movem em direção à resolução. Essa avaliação vem de um modelo genérico de decisão, que se baseia em cinco passos dados inconscientemente pelo consumidor para comprar. São eles:
- reconhecimento do problema (necessidade);
- busca pela resolução;
- avaliação da alternativa;
- opção;
- avaliação pós-aquisição.
Sabendo disso, o empresário tem as condições necessárias para identificar as necessidades do cliente. Para chegar à identificação dessas necessidades, uma das ferramentas de marketing é a análise de mercado.
Análise de mercado
Na análise de mercado são identificadas as características dos clientes, de acordo com os critérios que seguem. Use essas categorias para descrever o padrão de sua clientela e determine seu perfil por meio do agrupamento dos indivíduos descritos. Isso o ajudará a incrementar seus esforços de marketing.
Dados demográficos:
- Faixa de idade;
- Sexo;
- Renda;
- Ocupação;
- Religião;
- Raça / grupo étnico;
- Grau de instrução;
- Classe social;
- Dados geográficos;
- País;
- Região;
- Estado / município / cidade / vila;
- Densidade populacional;
- Clima.
Dados psicográficos:
- Líder ou comandado;
- Extrovertido ou introvertido;
- Orientado para auto-realização ou satisfeito com o status quo;
- Independente ou dependente;
- Conservador, liberal, tradicional ou progressista;
- Socialmente consciente ou egocêntrico.
Consumidor (comportamental):
- Taxa de uso do produto;
- Benefícios procurados;
- Método de uso;
- Freqüência de uso;
- Freqüência de compra.
Fonte: Sebrae