quarta-feira, 28 de março de 2012

TEF - Conceito


Transferência Eletrônica de Fundos (TEF)

Conceito
TEF é uma sigla de Transferência Eletrônica de Fundos, e consiste no conjunto de ações necessárias para executar um pagamento por meios eletrônicos, incluindo aí a Internet e vendas com cartões de crédito em estabelecimentos comerciais.

Na Automação Comercial, TEF é um módulo integrante ao aplicativo Frente de Loja ou PDV (Ponto-de-Venda) que possui a capacidade de processar pagamentos por cartão de crédito, tendo sido homologado junto às administradoras de cartão de crédito através de empresas especialmente contratadas para este objetivo.

Existem 3 tipos principais de TEF no mercado:

O TEF discado
O TEF dedicado
O TEF IP

O TEF Discado utiliza uma conexão telefônica comum para efetuar as transações com cartão de crédito e débito. Já o TEF Dedicado, utiliza uma conexão X25 permanente, através de uma linha dedicada e possui uma velocidade de transação bem maior que o TEF Discado. O TEF/IP permite a utilização de uma conexão de Internet comum para a comunicação com as operadoras de cartão de crédito.

Apesar da velocidade de transação do TEF Dedicado ser muito maior que a mesma transação no TEF Discado, a versão dedicada é menos usada devido ao alto custo do aluguel de uma linha dedicada, e é utilizado quase que exclusivamente por empresas que possuem um alto fluxo de vendas com cartão, como as grandes redes de supermercados, lojas de departamentos e grandes postos de combustíveis.

As pequenas empresas encontram no TEF Discado uma solução a um custo bem mais baixo, embora perca no quesito velocidade.

Com a chegada do TEF via IP, a tendência é que o TEF Discado caia em desuso, já que a nova modalidade tem uma velocidade comparável à do TEF Dedicado.


Forma de pagamento automatizada por cartões magnéticos (de crédito ou débito), requer uma linha telefônica e aparelhos especiais para comunicação;
Este tipo de operação exige um software específico, que deve ser homologado pelas empresas dos cartões a serem utilizados no TEF e integrado à solução de automação comercial;
Para grandes lojas, o mais indicado é a solução de TEF dedicado, que utiliza um canal de comunicação exclusivo com as redes de cartões;
Para lojas de pequeno e médio porte, o mais indicado é a solução TEF discado, que utiliza como canal de comunicação uma linha telefônica comum.

pinpad2