terça-feira, 31 de agosto de 2010

O que é "Comércio Justo"

Características do Comércio Justo e Solidário

• Relações comerciais mais justas, solidárias, duradouras e transparentes
• A co-responsabilidade nas relações comerciais entre os diversos participantes na produção, comercialização e consumo;
• A valorização nas relações comerciais, da diversidade étnica e cultural e do conhecimento das comunidades tradicionais.
• A transparência nas relações comerciais, na composição dos preços praticados e na elaboração dos produtos, garantindo acesso a informação acerca dos produtos, processos, e organizações que participam do CJS.

Objetivos do Comércio Justo e Solidário

• Promover o desenvolvimento sustentável, a justiça social, a soberania, e a segurança alimentar e nutricional;
• Garantir os direitos dos (das) produtores (ras) e consumidores (ras) nas relações comerciais;
• Fortalecer a cooperação entre produtores –comerciantes- consumidores e suas respectivas organizações para aumentar a viabilidade, reduzindo riscos e dependências econômicas;
• Promover a autogestão; equidade de gênero, étnica e de gerações;
• Garantir a remuneração justa do trabalho,
• A valorização preservação do meio ambiente, com ênfase na produção de produtos de base agroecológica e das atividades do extrativismo sustentável

Fonte: http://www.comerciojusto.com.br

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dicionário da Automação Comercial





ECF

Emissor de Cupom Fiscal, mais conhecido como impressora fiscal.


TEF

Transferência Eletrônica de Fundos. É a tecnologia para integração do ECF com as administradoras de cartões de crédito.


CPU

Unidade Central de Processamento. É o “cérebro” do computador. Nele contém todas as informações e precisa de periféricos como monitor, teclado e mouse para ser utilizado.


NFP

Nota Fiscal Paulista. É a legislação do estado de SP que objetiva a extinção da sonegação e regulariza a identificação do CPF do consumidor nos cupons fiscais e notas fiscais modelos A e A1, e posterior envio destas informações através do site da secretaria do estado (SEFAZ).


Pinpad

Equipamento utilizado no TEF cuja função é efetuar a leitura de cartões de crédito ou débito. Este equipamento se interliga a alguma CPU ou micro-terminal e transmite informações criptografadas de acordo com as exigências das administradoras de cartão.


MFD

Memória de Fita Detalhe. É a memória que armazena todas as informações impressas na impressora fiscal, substituindo a segunda-via da bobina. Desta forma, elimina-se a necessidade de armazenar a segunda-via em papel por 5 (cinco) anos. A MFD não pode ser alterada e tampouco apagada por força da legislação, no esgotamento do dispositivo o mesmo deve ser substituido e o antigo deve ser armazenado em local seguro como um arquivo fiscal eletrônico.


MF

Memória Fiscal. É um componente incluso em todas as impressoras fiscais. Ela armazena todas as informações de fechamento do dia emitidos pela redução Z e é inviolável. Internamente, a impressora fiscal deve garantir a integridade e a impossibilidade de acesso a esta memória através de resina. No esgotamento da memória, deve-se adicionar outra memória fiscal


Leitura X

É um relatório que pode ser emitido a qualquer momento do dia e quantas vezes forem necessárias sem o perigo de bloquear a impressora. Contém informações resumidas da movimentação do dia, tais como: venda bruta, venda líquida, valor vendido por aliquota, contadores fiscais, vendas realizadas por forma de pagamento entre outras informações. A cada Redução Z as informações de movimento vendido no período é zerado na Leitura X.


Redução Z

É o fechamento das operações diária da impressora fiscal. Se a Redução Z referente ao movimento do dia for emitida, nesta data não será mais possível realizar vendas, consequentemente a impressora ficará bloqueada até o dia seguinte. A Redução Z contém informações sobre a movimentação do dia ao qual foi impressa.



sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Link com endereços úteis para pessoas físicas e jurídicas

Se é interessante e de grande utilidade, podemos e devemos compartilhar as boas descobertas como a do link abaixo:


Ger@Pesquisa alem de outras coisas há ótimas indicações de sites de busca.

O jeito de trabalhar Y

A tão falada Geração Y – formada por profissionais jovens, que cresceram na era da internet – já ocupa 20% dos cargos de lideranças nas empresas.

CRN Brasil nº 304 - 15/07/2010

A informação é de pesquisada consultoria global Hay Group. Conforme o estudo, feito com 5.568 representantes deste grupo que trabalham em companhias de grande porte, com atuação no Brasil, esse dado mostra que a ascensão profissional deles tende a ser mais rápida e, em pouco tempo, poderão vir a assumir postos ainda mais elevados. Nos Estados Unidos, a estimativa é de que hoje eles já representam 20% do mercado de trabalho e de que nos próximos quatro anos este percentual chegue a 45%.

Até hoje, são conhecidos como jovens vorazes por um rápido sucesso financeiro, com elevado grau de autoconfiança e que se comportam diferente dos Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) com relação à hierarquia e formalidades. A pesquisa mostra que realmente há diferenças, mas que elas não representam necessariamente um problema.

O levantamento mostra que 63% deles pensam em permanecer no atual emprego por um período de cinco anos ou mais e apenas 5% pretendem deixar a empresa no próximo ano. Para 93%, quanto mais a empresa em desenvolvimento profissional, mais querem ficar.

Embora alguns líderes ainda não se sintam confortáveis com a maneira menos formal com que a geração Y lida com seus superiores, 74% afirmam ter boa relação com a chefia, 75% confiam no seu superior e 35% alegam ter autonomia para realizar seu trabalho. Como uma típica geração que faz o que fala, 71% dizem que os valores da empresa estão alinhados com os seus valores pessoais.

Contrassenso
Outro contrassenso apresentado diz respeito a uma das características mais elogiadas dos jovens nascidos a partir da década de 1980: capacidade de se conectar a diferentes mídias e de obter informações rapidamente. Entre os participantes, apenas 25% tem liberdade para acessar blogs e redes sociais.

Novamente aqui podemos observar uma contradição, já que o bloqueio ao acesso a diferentes mídias impede os jovens de trazerem para a empresa informações atuais e que poderiam ser úteis para a execução de seu trabalho.

Fonte: Site ELGIN

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Entrevista de emprego....o que fazer?


Dicas para Entrevista
Pontualidade
Não se atrase!
Chegue no horário marcado.

Seja comunicativo

Olhe nos olhos do entrevistador.
Preste atenção nas perguntas formuladas pelo entrevistador para respondê-las da forma adequada.
Demonstre entusiasmo e interesse pela vaga.
Esclareça todas as suas dúvidas.

Cortesia
Seja educado, gentil e cortês com as pessoas desde a sua chegada.
As palavras essenciais são: por favor e obrigado.

Postura adequada
Durante a entrevista você não deve fumar, mascar chiclete, usar óculos escuros, nem deixar o celular ligado.

Vestuário
Roupas discretas, limpas e bem passadas precisam fazer parte do seu dia-a-dia.

Cabelos: sempre limpos e arrumados.


Acessórios

Deixe em casa: bonés, piercings e brincos exagerados.


Unhas

Devem ser cortadas e limpas.

Maquiagem
Bom senso é a palavra de ordem.
Não exagere na maquiagem. Dê preferência às cores discretas.

Documentos
Mantenha sua documentação em ordem!
RG, CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor

Fonte: site "Emprega São Paulo"

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Analise o mercado e descubra as necessidades da clientela

É possível identificadas diversas características dos clientes como faixa etária, ocupação e renda
O processo de decisão de compra é feito pelos consumidores devido à percepção que eles possuem de um problema. A partir disso, eles se movem em direção à resolução. Essa avaliação vem de um modelo genérico de decisão, que se baseia em cinco passos dados inconscientemente pelo consumidor para comprar. São eles:

- reconhecimento do problema (necessidade);
- busca pela resolução;
- avaliação da alternativa;
- opção;
- avaliação pós-aquisição.

Sabendo disso, o empresário tem as condições necessárias para identificar as necessidades do cliente. Para chegar à identificação dessas necessidades, uma das ferramentas de marketing é a análise de mercado.

Análise de mercado
Na análise de mercado são identificadas as características dos clientes, de acordo com os critérios que seguem. Use essas categorias para descrever o padrão de sua clientela e determine seu perfil por meio do agrupamento dos indivíduos descritos. Isso o ajudará a incrementar seus esforços de marketing.

Dados demográficos:

- Faixa de idade;
- Sexo;
- Renda;
- Ocupação;
- Religião;
- Raça / grupo étnico;
- Grau de instrução;
- Classe social;
- Dados geográficos;
- País;
- Região;
- Estado / município / cidade / vila;
- Densidade populacional;
- Clima.

Dados psicográficos:

- Líder ou comandado;
- Extrovertido ou introvertido;
- Orientado para auto-realização ou satisfeito com o status quo;
- Independente ou dependente;
- Conservador, liberal, tradicional ou progressista;
- Socialmente consciente ou egocêntrico.

Consumidor (comportamental):

- Taxa de uso do produto;
- Benefícios procurados;
- Método de uso;
- Freqüência de uso;
- Freqüência de compra.


Fonte: Sebrae

terça-feira, 3 de agosto de 2010

O Twitter e o E-Commerce - uma idéia próspera tem que ser divulgada

Twitter
o que é o Twitter / o que são seguidores e followers / o twitter e o e-commerce / como começar a utilizar o twitter

O que é o Twitter

O Twitter é uma rede social que tem como característica principal a agilidade e na transmissão de informações. O Twitter é considerado um micro-blog pela síntese com que as informações são postadas com mensagens de no máximo 140 caracteres. Outra característica que diferencia o Twitter de um blog normal é o fato de que as publicações (updates) são enviadas aos seguidores (followers) como uma mensagem instantânea através da Internet ou telefone, ficando uma cópia na homepage do remetente. O Twitter foi criado em 2006 por uma empresa chamada Odeo que estava em busca de novas idéias de negócios para se reciclar no mercado e j á em julho de 2009 atingiu a espantosa cifra de 51,6 milhões de usuários, dentre eles 8 milhões de brasileiros.



O que são seguidores - followers

Os seguidores serão as pessoas que se inscreverem para receber mensagens de atualização de alguém ou de uma empresa. Sempre que nova mensagem é postada ela pode ser visualizada na homepage do seguidor. Os followers representam o público alvo de qualquer campanha realizada no Twitter, portanto, quanto maior a quantidade de seguidores, melhor a perspectiva de retornos das campanhas.



O Twitter e o e-commerce

A agilidade na propagação de informações e grande volume de usuários tornaram o Twitter um alvo para estratégias de marketing digital assim como ocorre em outras redes sociais como o Orkut e o Facebook. Como o Twitter é uma rede social relativamente recente, as melhores práticas de divulgação nessa ferramenta ainda serão consolidadas, mas várias empresas já utilizam o Twitter para ações de marketing digital como concursos e promoções. Em geral a estratégia consiste em: a. gerar um fato novo que atraia a atenção dos seguidores e os motive a visitar o site; b. estimular uma determinada ação que pode ser uma compra, o preenchimento de um cadastro, download de um arquivo, entre outros. Embora, ainda seja cedo para uma avaliação precisa de resultados de ações de mariketing digital no Twitter, essa é uma rede social que merece atenção.



Como começar a utilizar o Twitter

Criar a conta.
Para isso acesse www.twitter.com ; clique em “Sign Up Now” e preencha cadastro extremamente simples.
Personalizar o Twitter.
Em “settings” pode-se alterar ou Inclur novos dados, inserir nova foto ou logotipo, alterar visual.
Familializar-se com o Twitter.
Navegue pela home-page conhecendo cada uma das funções, bem como a tela para publicação das mensagens.
Acompanhar área e perfis de interesse.
Procure por perfis relacionados a sua área de interesse pesquisando por assunto na tela de entrada de dados. Também cadastre-se como seguidor de perfis de interesse utilizando o comando “Find People” e digitando o nome ou email do perfil procurado. Ao encontrar basta clicar em “Follow”. Para localizar este site, procure por “ecommerceorg” ou vejao link logo abaixo
Avaliar estratégias utilizadas pelos perfis.
Acompanhe o que esta sendo feito de interessante e utilize como subsidio para suas próprias idéias e campanhas.
Divulgar a presença no Twitter.
Divulgue o endereço no Twitter pelo menos em todos os locais virtuais que estiver presente como sites, blogs, redes sociais, emails, entre outros.
Começar a postar mensagens.
Quando se sentir mais a vontade com a ferramenta pode começar a publicar mensagens. É a qualidade, a novidade e a utilidade dos posts que vai definir o interesse das pessoas em continuar recebendo e em participar de campanhas.
Como ser um seguidor do eCommerceOrg

Depois de cadastrado, conforme você viu acima, clique no link abaixo para direto ao nosso espaço no Twitter



e em seguida clique em: "FOLLOW". Pronto, agora você está seguindo o eCommerceOrg no Twitter.

Fonte:http://www.e-commerce.org.br